Matriz - Ponta Grossa - PR
Endereço: Rua Otávio Palhano, 311   Jardim Monte Carlo - Paraná
Caixa Postal: 1542
CEP: 84072-290
Fone: (42) 4009 8000
Fax: (42) 4009 8022 e 4009 8024
E-mail: delpozo@delpozo.com.br
CNPJ: 76.642.743/0001-27
Inscrição Estadual: 201.04378-68
 

Usuário:   Senha  
 
    Esqueci minha senha  
Evolução em Transporte
com Tecnologia
Home  |  Administrativo
MEIO-AMBIENTE
 

                 A Del Pozo Transportes através da prestação de serviço de transportes rodoviários de cargas está comprometida com a busca contínua na prevenção da poluição, visando uma redução de situações de riscos prejudiciais ao meio ambiente.  Compromisso este, garantido em nossa missão, e consolidado nos seguintes princípios:

- Garantir que todos os processos atendam as normas e a legislação ambiental;

- Utilizar dos recursos naturais conscientemente, promovendo formas de reciclagem, minimizando a emissão de resíduos e poluentes, atendendo os princípios do desenvolvimento sustentável;

- Promover aos envolvidos na cadeia de processo uma mudança cultural na gestão dos impactos das atividades, em favor da proteção ambiental;

- Conscientizar os colaboradores a atuar socioambientalmente, adotando um comportamento ético, contribuindo para crescimento econômico responsável.

Conscientizando e educando, preservando e economizando, é através desse conceito que iremos dar os passos  na direção de um futuro melhor para todos nós, confira alguns projetos que a Del Pozo vem promovendo afim de contribuir ao meio ambiente:

 

Coleta Seletiva de lixo

Reciclar significa transformar objetos, materiais usados em novos produtos para o consumo. Esse processo  somente é concretizado  com a conscientização e atitude de cada um, é por isso que através de treinamentos, colocação de lixos recicláveis em lugares estratégicos e constantemente  relembrando de nosso comprometimento,  estamos conseguindo dar a destinação correta a 100% do lixo da empresa.

Lixos como: Papel, plásticos, metal, vidro estão sendo trocados por alimentos hortifruti, cada dois quilos de material reciclável é trocado por 1 quilo de alimento. Mensalmente são destinados aproximadamente 400 quilos de recicláveis convertendo-os em 200 quilos de alimentos os quais são doados para instituições de caridade da cidade de Ponta Grossa- PR, como: AACT, Casa Espírita Maria Dolores, Colméia Espírita Cristã Abegail e Lar de Idosos Casa Hilda.

 

Reciclagem de óleo de Cozinha

 

Um litro de óleo despejado no ralo pode contaminar um milhão de litros de água. Pensando nisso a empresa iniciou neste ano uma campanha de reciclagem do óleo de cozinha

Qual é a importância de Reciclar óleo de cozinha, de soja, girassol ou canola, por exemplo, freqüentemente utilizado em frituras? Pois bem, sem falar no mal que o excesso pode causar ao organismo, ele também faz mal ao meio ambiente, se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento.

Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre a mesma, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados nas redes coletoras de esgoto.

Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases  entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres que necessitam de oxigênio.

Todos os colaboradores podem ajudar na reciclagem do óleo. Próximo ao almoxarifado da matriz em Ponta Grossa está disponível um recipiente para que todos possam depositar o seu óleo de cozinha usado.

Ajude a mudar esta realidade, Recicle!

 

Teste de Opacidade – emissão de poluentes

 

A fumaça preta é o resultado da queima de combustível incompleta, e é composta basicamente por carbono (fuligem) e a suas partículas que causam graves danos à saúde, como irritação nos olhos e garganta, redução da resistência às infecções, além de doenças crônicas que colocam em risco a qualidade de vida dos habitantes das áreas metropolitanas. Além disso, provoca descoloração e corrosão de materiais, além de afetar os vegetais.

A Del Pozo fez a aquisição do Opacimetro (aparelho para fazer os testes de opacidade) e fará os testes em 100% da frota própria e agregados.

 

 

Destinação de Materiais contaminantes

Em parceria com a CETRIC a Del Pozo destina todos os seus resíduos contaminados como graxa, tintas, entre outros para um aterro sanitário licenciado que dá o destino correto para estes resíduos.

A média mensal é 3m³ de destinação. Com esta ação deixamos de contaminar o meio ambiente e sobrecarregar o aterro municipal e estamos conforme as exigências legais.

 

 

Substituição de estopas por toalhas limpezas laváveis

 

As estopas de limpeza da oficina foram substituídas por toalhas laváveis, diminuindo os resíduos contaminados. Essa atitude contribui para melhor qualidade dos serviços prestados, evitando que os resíduos da estopa entrem em contato com as peças do veículo. 

 

 Destinação correta dos pneus

Os pneus que não possuem mais vida útil para a empresa são destinados para empresas responsáveis pela destinação correta, conforme legislação - Resolução Conama 258/99 as principais aplicações para o resíduo Co-processamento, Asfalto de borracha, laminação, Artefatos de Borracha.

 

 



Confecção de calços para bobinas

 

Em parceria com a Tetra Pak a Del Pozo desenvolveu um calço para bobinas do resíduo de pneus.

Essa atitude proporciona melhor acomodação para as bobinas, sem danificar o material e a destinação correta do resíduo do pneu.

 

 

Reciclagem de óleo Motor 

Mensalmente são destinados 350 litros de óleo motor para reciclagem.

Todas as empresas que recebem os resíduos foram credenciadas e tem licença para operação conforme a legislação vigente.

 

 

 

 


Programa Estratégia para diminuição de resíduos

Minimização de resíduos é o processo e a política de redução da quantidade de resíduos produzidos por uma pessoa ou uma sociedade.

Uma estratégia de redução de resíduos pode ser desenvolvida através da introdução de novas tecnologias, adoção de métodos e procedimentos cujos desperdícios sejam menores, ou ainda a produção de bens de consumo mais duradouros.

Quando se trata um problema de controle de resíduos é necessário que essa abordagem siga uma hierarquia:

- Reduzir
- Reutilizar
- Reciclar

Os três princípios constituem a conhecida sigla dos 3 Rs.

Em primeiro lugar é necessário verificar se não será possível evitar a produção do resíduo, por exemplo, utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto.

Em segundo lugar é necessário verificar se não é possível encontrar uma nova serventia para esse produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possa ser rentabilizadas, por exemplo, de um pneu que seja recauchutado; grande parte dos materiais usados para a sua fabricação e toda a tecnologia vai ser aproveitada, apenas se acrescentar à borracha gasta durante o seu primeiro ciclo de vida.

Finalmente quando não é possível aproveitar grande parte do valor do produto podemos tentar a terceira alternativa, ou seja, aproveitar a matéria prima que o constitui, em alguns casos para fabricar produtos idênticos, como no caso do uso de sucatas de aço para produzir perfis e chapas com características similares ao do produto original. Neste caso estamos perante uma operação que atualmente se denomina reciclagem.

 

 

Copyright © 2011 Todos direitos reservados. Del Pozo Transportes KMM Engenharia de Sistemas